Publicidade
Publicidade

Como se reorganizar financeiramente?

Foto/Imagem: Foto: Group Publishing

Organização financeira

Fechar o mês com todas as contas quitadas se tornou um desafio ainda mais difícil para boa parte dos brasileiros nos últimos anos. Dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostram que, em abril de 2023, a porcentagem dos inadimplentes no Brasil ficou em 29,1% – acima do registrado em abril do ano passado (28,6%).

Dessa forma, o quadro de inadimplência piorou entre as famílias de renda média em relação a 2022. Nesse contexto, cada vez mais gente precisa tentar se reorganizar financeiramente para reduzir os impactos da alta do custo de vida. Confira algumas dicas para fazer isso!

Anote os gastos

Para reorganizar as suas finanças, é preciso primeiramente saber em que você gasta dinheiro. Por isso, faça um levantamento detalhado sobre todos os gastos que você tem e a dívida em gastos fixos (como aluguel, contas, academia, streaming, etc) e gastos variáveis (consertos, imprevistos, comer em algum restaurante, etc).

Depois, verifique todas as suas dívidas: carnês, boletos, pagamentos no cartão de crédito, entre outros exemplos. Também é importante calcular quais delas estão com pagamento atrasado e quais são os juros cobrados. Ao lado de cada dívida, indique o nome da pessoa ou instituição que deve receber o pagamento.

Defina metas

Morando com outras pessoas ou sozinho, é importante definir metas e buscar apoio. Deixe claro para amigos e familiares que você está passando por essa reorganização e que não poderá fazer todos os programas e saídas que vocês podem estar acostumados. 

Se compartilhar casa, repense os gastos domésticos e peça ajuda para reduzir custos. A próxima etapa é definir metas: mês a mês ou a cada 3 meses. Quais dívidas você deve quitar nesse tempo? É importante definir metas realistas. Comece pagando as dívidas com taxas de juros mais altas, para evitar perder o controle. Os juros são um dos maiores obstáculos para reorganizar a vida financeira.

Por fim, negocie com quem deve – bancos, lojas e quaisquer outras instituições. Faça uma proposta de negociação e veja a contraproposta, análise se as condições oferecidas são viáveis para as suas finanças

É importante reorganizar os gastos periodicamente e manter hábitos saudáveis a fim de criar um fundo de emergência para gastos imprevistos.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente. Para as publicações patrocinadas: Imagens de produtos, informações sobre serviços e citações são inteiramente de responsabilidade da empresa que patrocina a publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site você aceita nossa  Política de Privacidade.